PLANTA-SONHO Assimilar, através de uma raiz, a presença no sonho. Conversa com Leandro Altheman, jornalista e antropólogo, autor do livro Muká, a raiz do sonho.
Listen to this episode from Edu Voices on Spotify. O convidado desta semana é Ailton Krenak. Ailton é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Foi organizador da Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e co-autor da proposta do UNESCO que criou a Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. É comendador da Ordem de Mérito Cultural da Presidência da República e doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Ailton é uma das principais lideranças indígenas brasileiras e internacionais e autor das obras Ideias para adiar o fim do mundo, O amanhã não está à venda e A vida não é útil. Neste episódio, Ailton fala sobre uma mudança na compreensão do tempo, uma nova perspectiva para a educação infantil, a importância da escuta das crianças e de uma relação visceral com a Terra, da lógica narcisista do antropoceno e da visão da vida como uma dança cósmica - e não utilitária. Saiba mais sobre o Instituto para Inovação em Educação em unisinos.br/institutoinovacao Idioma do episódio: Português
SOBRE A FLECHA 1 - A SERPENTE E A CANOA : Viajamos por teorias científicas contemporâneas e memórias das culturas ancestrais. O fio condutor deste episódio costura duas narrativas: a da canoa cobra, memória originária de povos rio negrinos, e a serpente cósmica, presente em mitos de origem de diferentes culturas, vista como a dupla hélice do DNA, código de memória presente em tudo que é vivo. A viagem percorre uma sequência que entrelaça saberes indígenas e hipóteses científicas sobre o surgimento da Vida.A narrativa dessa Flecha é baseada nos livros:-A Serpente cósmica, o DNA e a origem do saber, Jeremy Narby-Antes o mundo não existia, DESANA-O mundo Tukano antes dos brancos, Alvaro Tukano[...]SOBRE FLECHA SELVAGEM: É um filme de quinze minutos que projeta o SELVAGEM para a linguagem audiovisual. Um sonho que @_ailtonkrenak teve para adiar o fim do mundo. Em 2021 serão lançadas 6 flechas.É um audiovisual que não gerou imagens novas. Uma experiência fruto dos tempos que atravessamos, em que devemos aprender a lidar com a medida do possível, e mesmo assim continuar buscando a beleza.A flecha é uma forma de propagarmos os conteúdos pelos quais versamos no SELVAGEM, um ciclo de estudos sobre a vida que abre caminhos para a coexistência de saberes tradicionais, científicos e artísticos.As flechas são destinadas ao público geral e são também um convite para que escolas, universidades, pontos de cultura e projetos comunitários de educação acessem narrativas mais pluriversais. FLECHA SELVAGEM abre caminho para que sejam feitas novas perguntas, disponíveis gratuitamente no nosso canal YouTube com legendas em inglês.As flechas serão acompanhadas de alguns CADERNOS SELVAGEM para download gratuito com informações complementares, propostas de atividades e ativações.Cada flecha é composta por uma narrativa na voz do AILTON KRENAK , um roteiro escrito por ANNA DANTES , uma irradiante miríade de imagens ‘compostadas’ de diversos arquivos indígenas, artísticos e científicos, além de animações e músicas originais.